Geral

Vereadores participam de Audiência Pública sobre Duplicação da BR 163 Sinop ao Pará

10/05/2024 ás 08:48:00

Fonte: cmi

Nesta quinta feira os vereadores de Itaúba Silvio Xavante ( PSD) e o Presidente da Casa vereador Valdir Mathias (PSD), e mais Diversas autoridades da região se fizeram presentes na audiência pública para debater alternativas para a duplicação da BR-163, entre Sinop e a divisa com o Pará.

O evento, que aconteceu nesta quinta-feira, nove de maio, em Guarantã do Norte, é uma iniciativa do Deputado Estadual Diego Guimarães, do Republicanos, e do senador Jayme Campos, do União Brasil.A audiência aconteceu, no auditório da Faculdade Unifama.

Participaram  dos debates ainda, o Prefeito Municipal de Itaúba senhor Toninho Tijolinho (PSB) o vice-governador, Otaviano Pivetta, o diretor-geral da ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Rafael Vitale Rodrigues, o diretor-presidente da Via Brasil, Ricardo Barra; além de prefeitos , vereadores e representantes do setor produtivo.

A BR-163 está concedida à Via Brasil, porém, o contrato válido até 2032, podendo ser prorrogado por mais dois anos, não prevê a duplicação da rodovia neste trecho.

Guimarães lembrou que a duplicação da rodovia é muito importante para toda a economia da região, uma vez que é um dos principais corredores de escoamento da produção pelos portos do Arco Norte. Por conta desta situação, que afeta pelo menos 11 municípios mato-grossenses e outros dois no Pará, o parlamentar tem buscado a implementação de mecanismos econômicos, jurídicos e regulatórios para que a duplicação avance.

O Presidente da Casa, Vereador Valdir Mathias  relatou que esta audiência publica foi o primeiro passo para realização desse sonho que é a duplicação da BR 163 no trecho norte, nosso município é cortado pela BR 163 em toda a extensão territorial do município por isso estarmos sempre inteirados dos assuntos é fundamental para nos vereadores que representamos a nossa população.